"This Time Tomorrow", de Emma Straub
"Quando era jovem, se achava velha, e agora que era mais velha, Alice percebia o quão jovem ela tinha sido naquela época"
Num primeiro momento, “This Time Tomorrow“, ainda sem tradução para o português, pode parecer um romance sobre viagem no tempo e as decisões que desenham os rumos da nossa vida. Mas conforme a leitura vai avançando, fica claro que se trata de uma carta de amor.
Apesar de ser seu único livro de ficção científica, a autora, Emma Straub, o considera seu mais autobiográfico, pois foi escrito enquanto seu pai, o renomado escritor de terror Peter Straub, estava hospitalizado em estado grave. E é para ele que a missiva é endereçada.
Explico; na obra, a protagonista Alice, a beira de completar 40 anos, vive uma vida que não é ruim, mas também não é cheia de emoções. Além disso ela vem lidando nos últimos meses com a mortalidade do pai, com quem tem uma relação super próxima. Leonard Stern, um escritor famoso assim como Peter, está internado na UTI em coma.
Após ter uma bebedeira homérica na noite de seu aniversário, ela acorda em 1996 em sua casa de infância, localizada na turística Pomander Walk, em Nova York. Ela percebe ter viajado no tempo, quando seu pai ainda era jovem e saudável. Alice então se vê diante da possibilidade de tentar tudo de novo, mudando seu futuro para melhor.
Seu intuito é fazer Leonard parar de fumar, trocar a Coca-Cola pelos legumes e começar a se exercitar para que tenha uma vida mais longa... E também não seria nada mal se ela pudesse garantir um destino ao lado de sua paixonite adolescente, Tommy.
Mas ao voltar ao presente ela percebe que nem toda mudança é para melhor … e que algumas coisas simplesmente não são passíveis de transformação.
Emma é conhecida nos Estados Unidos como “a rainha da leitura de verão“, aquela categoria de livros mais leves que costumamos levar nas férias quando o intuito é relaxar e não ficar quebrando a cabeça com uma literatura pesada. Eu entendo de onde esse título surgiu, mas não concordo nem um pouco.
É verdade que as premissas de seus livros parecem leves, assim como também é sua própria escrita. Acontece que quando você menos espera, Emma entra em debates profundos de assuntos nada simples como amadurecimento, relacionamentos e morte.
Em “This Time Tomorrow” você pega o livro achando que irá ler sobre uma millenial que consegue viajar no tempo, mas ao final percebe que na verdade é um tratado sobre a morte, especialmente das pessoas que amamos, e o relacionamento entre pais e filhos. O leitor se vê questionando sobre a própria vida e escolhas enquanto acompanha a saga de Alice.
Para quem perdeu alguém tão próximo, é impossível não se emocionar com o processo de luto e aceitação da protagonista. Tratar de um tema tão espinhoso com tamanha delicadeza e sem cair em clichês mostra toda a habilidade da autora. É um daqueles livros que continuam na nossa cabeça por bastante tempo após sua conclusão e eu já estou ansiosa por seus próximos lançamentos.
Em tempo; Peter Straub conseguiu ler essa carta de amor em formato de livro antes de falecer em setembro de 2022. Emma fala mais sobre isso aqui
Apesar de “This Time Tomorrow“ ainda não estar disponível em português, você encontra no Brasil seus outros trabalhos; “Amantes Modernos“, “Somos Todos Adultos Aqui“ e “Os Veranistas“. Sua newsletter- Emma Straub's Newsletter- é uma das melhores do Substack.
huuum fiquei com vontade de conhecer a autora. tem algum desses que estão em português que você já leu e recomenda?
Nossa, parece super interessante MESMO 🖤